Conheça o Novembro Azul

04 de novembro

Você sabia que além do Outubro Rosa, existe o Novembro Azul? Assim como a campanha feminina tem por finalidade conscientizar sobre uma doença, o Novembro Azul também visa coscientizar as pessoas sobre uma doença: o câncer de próstata. Em muitos países, a campanha visa muito mais do que conscientização da população. São feitas reuniões entre homens com com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

O movimento começou na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de Novembro.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

Não deixe de fazer o seu papel e procurar um médico. Quanto mais cedo melhor!

Todos os Posts