Conheça a importancia de dormir bem

Com cada vez mais afazeres ao longo dos dias, dormir se tornou uma tarefa difícil. No entanto, muita gente não sabe que o sono é fundamental para a saúde e boa forma. De acordo com o Instituto Brasileiro do Sono (IBS), o sono apresenta vários tipos de funções:

“1. Restaurativa: trazer o organismo de volta à condição em que se iniciou o dia após a jornada de obrigações que se tem no decorrer dele. É como se a reserva de substâncias químicas que regulam o funcionamento do organismo fosse reabastecida durante o sono.

2. Termorregulação: o controle da temperatura corporal está intimamente relacionado ao sono, marcadamente notamos as alterações que ocorrem no sono quando se está com febre, por exemplo. Hoje se sabe que a privação do sono reduz a capacidade de se regular a temperatura corporal.

3. Consolidação da memória e aprendizado: toda informação que recebemos no decorrer do dia, seja estudando, trabalhando ou na vida social, é consolidada no decorrer do sono. Sabe-se que quem atravessa a noite estudando para fazer uma prova, por exemplo, terá no dia seguinte grande chance de não se lembrar bem do que estudou e ao tentar resgatar esse estudo dias após, a chance de não se lembrar ainda será maior. Isso se deve ao fato de a memória não ter sido consolidada adequadamente com uma boa noite de sono.

4. Repouso para o organismo: durante o sono normal ocorre redução da pressão arterial, diminuição dos batimentos cardíacos, relaxamento muscular, redução da produção de urina, ou seja, os vários sistemas descansam durante o sono. Além disso, alguns hormônios são fortemente influenciados pelo sono, são eles: insulina que controla as taxas de glicose no sangue, leptina e grelina, que juntos controlam o apetite, hormônios da tireóide, corticóides produzidos pelo organismo, hormônio do crescimento, prolactina, que controla a produção de leite, dentre muitos outros, explicando porque quem não dorme bem tem mais tendência a engordar, aumentar as taxas de gordura e açúcares no sangue, não crescer adequadamente, não conseguir amamentar bem, ter pressão arterial mais alta, ter maior risco de doenças cardíacas e vasculares, destacando-se acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, impotência sexual, dentre outros problemas.”.

Por isso, dormir é importante para se manter saudável. Se você tem problemas com seu sono, não perca tempo, procure um médico.

Anda tenso? Conheça 5 técnicas para relaxar em poucos segundos

A rotina do dia a dia faz com quem as pessoas fiquem tensas, nervosas, ansiosas e muita das vezes isso as prejudica no rendimento não só profissional, mas pessoal. Priorizar momentos de lazer e praticar exercícios de se desfazer momentaneamente dos problemas e preocupações, mas no dia a dia existem técnicas que podem te ajudar a relaxar em poucos segundos.

Saiba como ter o condicionamento físico ideal para começar a correr

Antes de começar qualquer atividade física seja ela por hobby ou por cunho profissional, é preciso adaptar o corpo antes de exigir mais dele. Decidir quanto correr, ou que tipo de ritmo e piso, por exemplo, não é uma tarefa simples e necessita de um planejamento adequado, e não fazer por impulso. Se você for do tipo sedentário e está motivado a correr, deve fazer uma avaliação médica e procurar um especialista em atividades físicas, se possível, um especialista da área especifica.

Para quem está na faixa etária dos 30 a 40 anos, não é recomendado começar um exercício imediato de corrida. Quanto maior for a idade e o peso, maior precisa ser a preparação para atividade que pretende ser executada. Por isso, caminhar é maneira mais segura e correta de iniciar uma atividade de corrida, sem esquecer também do alongamento não só nas pernas, mas em todo o corpo.

Depois de iniciar os treinos com seu acompanhamento profissional, não desista. Além de fazer os exercícios e descansar da maneira correta, o importante é não desistir. Seja paciente e os resultados começarão a aparecer.

Boa corrida!

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